Tendências03/02/2015 | 09h01

Dez destinos turísticos que vão bombar em 2015

ZH conversou com quem trabalha no setor de turismo para antecipar quais locais vão bombar entre os viajantes neste ano

Dez destinos turísticos que vão bombar em 2015 Bryan Parsley/Divulgação
Panorama das ruinas da cidade de Bagan (mais de 1000 anos), em Myanmar Foto: Bryan Parsley / Divulgação

Novas estruturas, grandes eventos, bons preços e mudanças políticas são alguns dos fatores que podem colocar destinos menos conhecidos na rota dos viajantes — ou fazer bombar ainda mais pontos já tradicionais nos guias de viagem.

ZH consultou especialistas para elencar 10 destinos que estarão em alta ao longo do ano. Há desde praias tranquilas até cidades de agitada vida noturna, passando por escaladas de vulcão e pelo contato com culturas milenares. Faça sua escolha e programe-se: o ano está começando a decolar.

1. Myanmar

Considerado o segredo mais bem guardado do Sudeste Asiático, o país se abriu ao turismo há pouco tempo e tem encantado viajantes do mundo todo com templos milenares, palácios suntuosos e cultura que conserva um modo de viver oriental — quase 90% da população é budista. Além disso, há belezas naturais como o Lago Inle, localizado 2,9 mil metros acima do nível do mar e cercado de montanhas.

Apesar de estar ladeado por destinos badalados como Tailândia e Laos, o país esteve isolado do mundo desde os anos 1960, quando passou a ter um governo ditatorial. Apenas em 2011, a antiga Birmânia (como era conhecida) começou a ser governada por civis e passou a facilitar a entrada de turistas.

2. Cuba

Foto: Adriana Franciosi, Arquivo Pessoal

O fim do embargo econômico americano a Cuba, anunciado em dezembro pelo presidente Barack Obama, tende a fazer da ilha tropical um destino (ainda mais) visitado em 2015. Quem quiser conhecer o país sem gastar muito dever fazer as malas nos próximos meses, como adverte Danilo Martins, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-RS):

— Cuba nunca foi um problema para os turistas brasileiros, mas, com a abertura econômica, haverá maior facilidade de acesso para os turistas americanos. Com o tempo, isso deve encarecer os preços.

Para Airton Ortiz, autor de livros de viagem, o país está preparado para o maior fluxo de estrangeiros:

— Só Varadero conta com 60 resorts, e vi muitos outros em construção quando estive lá, em dezembro.

Leia mais
Por que Cuba é um destino obrigatório para suas próximas férias
Marcelo Rech e Ricardo Chaves: nos anos 1990, situação era difícil
Rosane de Oliveira: muitas mudanças em 12 anos
Carlos Rollsing: um passeio pelo Malecón de Havana
Letícia Duarte: nos paladares, comida boa e muitas cantadas
Priscila De Martini: o melhor resort do mundo fica em Cuba
Bruna Scirea: hospedagem na casa de cubanos

3. Porto (Portugal)

Foto: REPRODUÇÃO

Com quatro voos semanais diretos de Porto Alegre a Lisboa, Portugal vem se consolidando como a principal via de acesso dos gaúchos para a Europa. Mas o país tem demonstrado ser muito mais do que um ponto de passagem para os turistas.

A cidade do Porto foi eleita com o melhor destino europeu, no ano passado, pela European Consumers Choice, organização sem fins lucrativos em Bruxelas — a eleição teve mais de 200 mil votos computados. Além de passeios pelo belo Rio Douro e por diferentes vinícolas, a cidade oferece uma agitada vida noturna, que dificilmente começa antes da meia-noite e não tem hora para acabar.

4. Milão (Itália)

Foto: ZEEE, FREE IMAGES


Um dos destinos europeus mais procurados pelos gaúchos, a Itália tem outro motivo para estar em alta neste ano. Milão foi escolhida para sediar a Expo 2015, feira internacional que reunirá participantes de 144 países entre 1º de maio e 31 de outubro. Ao longo de seis meses, o tema "Alimentando o Planeta, Energia para a Vida" será debatido em palestras e simpósios, e o evento ainda promoverá passeios, encontros gastronômicos e outras atividades culturais.

A previsão é de que 20 milhões de turistas visitem a cidade neste ano, cerca de três vezes mais do que costuma receber habitualmente.

5. Quênia

O país deve ser um dos destaque para quem quer conhecer a vida selvagem e as belezas naturais da África. Até mesmo na capital, Nairóbi, com seus 3 milhões de habitantes, há espaço para um parque nacional. Mas o mais conhecido é a Reserva Nacional Masai Mara, com cerca de 1,3 milhão de gnus, 250 mil zebras e milhares de predadores.

O país conta com algumas praias, mas Beto Conte, diretor da agência STB-RS, recomenda aos viajantes aproveitarem a proximidade com um famoso arquipélago da Tanzânia:

— Os turistas gostam muito de começar a viagem pelo Quênia e terminar descansando nas praias de Zanzibar.

6. Porto de Galinhas (PE)

Foto: Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, DIVULGAÇÃO

Com a alta do dólar, viajar dentro do Brasil pode ser uma boa opção para quem quer gastar menos. Entre as regiões mais visitadas, uma tem maior destaque.

— O Nordeste está voltando a ser um grande atrativo, sendo Porto de Galinhas um dos destinos mais disputados — avalia Danilo Martins, da Abav-RS.

A praia pernambucana é repleta de piscinas naturais com areia branca e água cristalina. Além disso, há passeios de buggy para outras praias próximas.

Se depender dos brasileiros, a região vai mesmo bombar: segundo pesquisa de janeiro pelo Ministério do Turismo, Recife, localizada a menos de 70 quilômetro de Porto de Galinhas, é a capital do país com maior intenção de viagem de avião.

Leia mais
Confira algumas dicas para curtir as belezas naturais de Porto de Galinhas
Conheça as praias de Porto de Galinhas e Maragogi
Aplicativo apresenta Porto de Galinhas aos visitantes

7. Colômbia

Foto: RODRIGO STÜPP, AGÊNCIA RBS


O vizinho sul-americano é uma das grandes tendências do mundo do turismo. O país encabeça a lista de destinos emergentes de 2015 criada pelo site Skyscanner, conhecido buscador de passagens aéreas, a partir de dados coletados nos últimos dois anos. Um dos motivos do crescente interesse é a diversidade de seu território, que reúne destinos da Cordilheira dos Andes (Bogotá), da Floresta Amazônica (Leticia) e do Caribe (Cartagena). Além disso, a música e a arte local, que misturam as tradições europeias e indígenas, atraem a atenção dos visitantes, principalmente em Cali, considerada a capital cultural do país.

Leia mais
Conheça Caño Cristales, o rio de cinco cores na Colômbia
Passeio de teleférico é opção para quem visita Medellín, na Colômbia
Cartagena, Barranquilla, Santa Marta e Aracataca: as cidades dos livros de García Márquez

8. Costa Rica

Foto: Marilice Daronco, AGÊNCIA RBS


De fácil acesso para os gaúchos, que contam diariamente com voos diretos para o vizinho Panamá, a Costa Rica é outra grande promessa para 2015. Banhado tanto pelo Oceano Pacífico quanto pelo Caribe, o país conta com muitas praias e diferentes opções para quem quiser praticar mergulho, sendo possível observar arraias, tubarões, tartarugas, baleias e peixes. Como quase 30% do território coberto por reservas naturais, é possível visitar parques de natureza praticamente intocada e de grande biodiversidade. Outra atração bastante procurada é a escalada de vulcões, como o Poás, localizado a pouco mais de 10 quilômetros da capital, San José.

Leia mais
Costa Rica é o destino perfeito para quem está em busca de aventura
Floresta tropical da Costa Rica é destino indispensável para quem gosta de ecoturismo

9. Miami (EUA)

Foto: Mac Pale, Stock.xchng


A cidade promete mostrar que é muito mais do que um posto de compras e uma porta de entrada para turistas que desejam conhecer os EUA. Neste verão americano, o complexo hoteleiro Faena começará a receber visitantes, e a expectativa é que a grande estrutura renove a circulação de turistas na região. O empreendimento de seis quarteirões comportará diversos prédios, torre residencial e centro de artes. O investimento é do argentino Alan Faena, considerado um dos responsáveis pela revalorização de Puerto Madero.

Leia mais
Miami ao ar livre: 4 programas e 5 praias para curtir
Restaurantes para comer carnes, barbecue e churrasco brasileiro em Miami
Os principais parques temáticos da Flórida
Onde comer nos principais parques temáticos da Flórida
Outros destinos nos arredores de Miami

10. Uruguai

Foto: ANDRÉA GRAIZ, AGÊNCIA RBS


O calendário de 2015 prevê muitos feriadões. Então, não faltarão boas oportunidades para os gaúchos curtirem um final de semana mais longo no Uruguai.

— Muitas pessoas optam por viagens rodoviárias nos feriadões, o que pode aquecer o país vizinho ao longo deste ano — avalia Beto Conte, do STB-RS.

Com circulação reduzida no inverno, praias como Valizas e Punta del Diablo podem ser boas opções para quem quiser dias tranquilos. Mais agitação pode ser encontrada na capital Montevidéu, cidade cosmopolita, com boa programação cultural e charmosos bares e cafés. Colônia de Sacramento, disputada por portugueses e espanhóis no século 17, é outro ponto que recebe visitantes durante todo o ano — seu centro histórico, repleto de construções centenárias, é reconhecido com patrimônio da humanidade pela Unesco.

Leia mais
Os encantos de Colônia do Sacramento, uma joia uruguaia
Oito programas essenciais para se fazer em Montevidéu
Conheça as belezas escondidas da costa uruguaia
Punta del Este é para todas as turmas
Punta del Este é cenário de galerias de alto nível e arte de última geração

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PRA GENTE ;)

 
clicRBS
Nova busca - outros