Uma praia para você16/12/2014 | 15h27

Confira dicas de praias para vários estilos de férias

Especialistas dão opções para mergulhar, admirar, curtir o agito ou a tranquilidade

Confira dicas de praias para vários estilos de férias Turks and Caicos Tourism/Divulgação
Grace Bay, em Turks e Caicos, é uma das mais belas praias do mundo Foto: Turks and Caicos Tourism / Divulgação

Confira opções de praias para variados gostos e estilos, desde aquelas ideais para mergulhar, passando pelas agitadas e calmas, até as perfeitas para quem quer glamour ou paisagens estonteantes.

Praias paradisíacas

Por Clarisse Linhares
Publicitária e uma das autoras do blog Viajando com Arte

Cacimba do Padre, Fernando de Noronha

Visual de tirar o fôlego, a Cacimba do Padre, com a vista das ilhas Dois irmãos, ao fundo, é o cartão-postal de Noronha. É uma praia tranquila, quase deserta, lá você nunca não vai ouvir gritos de vendedores nem disputar a areia com ninguém. Para quem quer pegar onda, a temporada é de dezembro a abril; para mergulhar, de maio a novembro.

Praia da Ferrugem, Santa Catarina

A Ferrugem é um lugar eclético. Se você quer agitação, vá para lá no Réveillon. Passados os primeiros dias de janeiro, ela retorna à condição de praia tranquila, para quem curte um trekking. Tem o Bar do Zado, onde a gente encontra delícias como pastel de camarão fresquinho e sanduíches naturais.

Grace Bay, Turks e Caicos

Foto: Turks and Caicos Tourism, divulgação


O arquipélago é realmente maravilhoso. Na ilha de Providenciales, encontra-se uma das praias que é considerada uma das mais bonitas do mundo, Grace Bay!

A areia é branca, e o mar, azul-esverdeado, de uma transparência indescritível. É uma ilha para relaxar, curtir esportes aquáticos e ver o pôr do sol, que é sempre maravilhoso. Na beira da praia, há restaurantes muito bons, como o Bugaloo's e outros vários que servem frutos do mar frescos. Não saia de lá sem conferir o charmoso Coco Bistro, na estrada principal de T&C.

Prainha, Rio de Janeiro

Apesar da sua proximidade com a cidade do Rio, a Prainha continua intocada, é quase um santuário, com areias claras e águas cristalinas. Tem a infraestrutura necessária — dois quiosques e um estacionamento. No mais, é curtir a beleza da natureza que se apresenta de forma exuberante com a vista da Mata Atlântica nos morros à volta.

Taipú de Fora, Barra Grande, Bahia

Taipú de Fora fica na Península do Maraú e é um lugar fantástico, com quilômetros de praias de areias brancas, coqueirais e água tépida. É vazia, silenciosa e tem a vantagem de ficar perto de Barra Grande, uma vilazinha com restaurantes e lojinhas para você se distrair. Pedalar pela praia é uma boa pedida.

Para mergulho

Por Guilherme Nonohay
Guia especializado em turismo de mergulho

Bombinhas, Santa Catarina

Foto: Omar Gonçalvez, BD


A praia fica a 70 quilômetros de Florianópolis e próxima a Itapema e Camboriú. De barco, facilmente se navega até a Ilha do Arvoredo (foto), local com pontos de mergulho fantásticos.

Mas, na própria praia, pode-se mergulhar de snorkel em um parcel (formação rochosa no fundo) repleto de peixes, polvos e cavalos marinhos. Outro ponto muito bonito é o costão da Sepultura, aonde se pode chegar a pé e fazer belos mergulhos utilizando somente máscara, snorkel e nadadeiras.

Baía de Santo Antônio, Fernando de Noronha

Mais conhecida por ser o local de embarque para mergulhos mais afastados, assim como para os passeios ao redor da ilha, a baía tem um cargueiro grego naufragado que se pode visitar usando somente equipamento básico, ou com equipamento completo desde a beira da praia. Ele está repleto de tartarugas e peixes. Com um pouquinho de sorte, até podemos encontrar alguns tubarões e ver lindas arraias bailando ao redor do barco.

Araçatiba, Ilha Grande, Rio de Janeiro

Com acesso somente por barco, a partir do píer municipal de Angra ou da Vila do Abraão, esta deliciosa baía oferece ótimos mergulhos em seus costões de águas cristalinas. Pequenas pousadas com excelente infraestrutura e restaurantes com comida caseira garantem o descanso e a energia necessários para encarar os mergulhos que podem ser feitos da beira da praia. Quer se aventurar um pouco mais? De lá, chega-se a pontos fantásticos, como a Gruta do Acaiá e os naufrágios do Pinguino, do Califórnia (pequeno vapor que afundou nos idos de 1890) e do Helicóptero.

GLAMOUR: colunista social de ZH dá dicas das praias para curtir férias glamourosas

Primeira Praia, Morro de São Paulo, Bahia

Centro da Ilha de Morro de São Paulo, na Primeira Praia, além das pousadas, restaurantes e bistrôs, temos um lindo recife colorido, repleto de pequenos peixes, polvos, carangueijos e lagostas na beira da praia, onde se pode mergulhar somente de máscara, snorkel e nadadeiras (ou de equipamento, para os certificados).

Baía de Ranga Roa, Ilha de Páscoa, Chile

Ranga Roa é a vila principal da Ilha de Páscoa, centro comercial onde estão alguns dos restaurantes e das pousadas desta ilha polinésia que pertence ao Chile. De lá, em menos de cinco minutos se chega a pontos de mergulho incríveis, com formações coralíneas que saem do fundo arenoso quase atingindo a superfície, habitada por peixes coloridos, tartarugas e moreias, além de um moai submerso.

Leia também
Tailândia, fascinante país de praias e muita cultura
Cinco motivos para conhecer a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte
As 10 melhores praias dos Estados Unidos
A região do Algarve, em Portugal, tem belas praias e boa comida
Piscinas naturais são as grandes estrelas de Maragogi, em Alagoas
Razões para amar Puerto Vallarta, no México

Para tranquilidade

Por Rita Vasconcelos
Vice-presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-RS)

Praia do Sancho, Fernando de Noronha

Foto: divulgação


Se é difícil de chegar, pode contar que a praia será tranquila. É o caso do Sancho, escolhida como a melhor do mundo pelos usuários do TripAdvisor neste ano. O acesso, dificílimo, é feito a partir do alto de um penhasco com vista espetacular. É preciso passar por uma escada encravada entre as rochas que leva à areia branquinha — a velha escada foi substituída por uma de ferro agora. Mas o esforço realmente vale a pena.

Trunk Bay, Ilhas Virgens Americanas

Areias brancas cercadas de vegetação. Um paraíso. A praia faz parte do Virgin Islands National Park e, por isso, cobra pela entrada. Como é a mais procurada ali, é bom chegar cedo da manhã, para garantir o descanso.

Para agito

Por Rita Vasconcelos
Vice-presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-RS)

Taperapuã, Porto Seguro

A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Enormes barracas com estrutura de restaurante — Axé Moi, Vira-Sol e Barramares — oferecem música, shows e lambaeróbica. Entre uma apresentação e outra, muita paquera. Além disso, o mar tem águas claras e calmas.

Guarujá, São Paulo

Foto: divulgação


Conhecida como "Pérola do Atlântico", é um dos destinos preferidos dos paulistas durante o verão — na alta temporada, enche mesmo. Além da beleza natural da cidade, garantida pelas 27 praias que circundam a ilha, Guarujá abriga quatro fortes históricos, que foram responsáveis pela segurança das vilas de Santos e de São Vicente ao longo de cinco séculos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PRA GENTE ;)

 
clicRBS
Nova busca - outros