Lista30/01/2014 | 17h50

Confira cinco dicas para driblar a timidez

Com calma e disciplina, as consequências do sentimento podem ser diminuidas

Confira cinco dicas para driblar a timidez ollyy/Shutterstock
Foto: ollyy / Shutterstock

Quem nunca se preparou um monte para uma apresentação no colégio ou faculdade e, na hora H, tremeu na base? Ou, na hora de falar com alguém em uma festa, disse um monte de bobagens e saiu arrependido?

Esses são só alguns dos ~dramas~ causados pela timidez. Calorão no rosto, coração batendo forte e sensação de que está todo mundo olhando pra você também fazem parte do sentimento. Até um certo ponto tudo bem: todos somos um pouco tímidos, e até os mais extrovertidos têm o seu momento de introspecção. É normal. Mas se o medo desse sentimento começar a fazer você deixar de ir a lugares, de defender a sua opinião ou de fazer algo que seja importante para você, ela merece a sua atenção.

Se liga nessas cinco dicas rápidas para você poder conscientemente driblar a timidez. Mas relaxe: quanto mais velho você fica, mais esses sintomas desaparecem!

1. Concentre-se na sua respiração
Para relaxar e descontrair em momentos de tensão, respire bem devagar e de forma profunda. Se esqueça de tudo o que está acontecendo ao redor e concentre-se somente na atividade. Vale contar até cinco a cada expiração. Quando você se sentir mais calmo, volte a fazer o que estava fazendo.

2. Viaje
Sabe quando dizem que uma pessoa nunca volta igual de uma viagem? Viajar proporciona o conhecimento de novos lugares, culturas e pessoas. Quanto mais você passa pelo processo de conhecer gente nova, mais se sente a vontade para isso. E não precisa ir até longe, não. Basta mudar de ambiente. Se a trip não for rolar, quem sabe mudar o barzinho de sempre não possa ser um começo?

3. Olhe nos olhos
Na hora da timidez, olhar alguém nos olhos parece muito difícil, não? Sem a gente perceber, fugimos dos olhares dos outros, e assim a nossa linguagem corporal entrega o que estamos sentindo. Olhar bem nos olhos dos outros não precisa ser constrangedor, mas para isso você precisa treinar até que esse medo passe.

4. Foque nas suas qualidades
Antes de passar por alguma situação que possa trazer a timidez à tona, procure focar sua atenção nas suas qualidades. Esqueça os seus defeitos: todos nós temos! Se você pensar neles, ficará com mais medo. Se lembrar das qualidades, ganhará mais confiança. Simples assim! Confie no seu taco.

5. Pratique o autoconhecimento
Procure perceber quais situações te deixam tímido e o que alimenta essa timidez. Tomando conhecimento delas, você pode trabalhá-las para que não causem esse estranhamento. É um aprendizado contínuo!

Fonte: Escola Psicologia, Blog Fica a Dica

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