11/09/2013 | 15h47

Teorias sobre o 11 de setembro

Mesmo sem estarem lá há 12 anos, muitas teorias e histórias mal explicadas ainda vivem na sombra das torres gêmeas do World Trade Center

Teorias sobre o 11 de setembro Reprodução MundoGump/
Foto: Reprodução MundoGump

Vamos conhecer algumas delas.

Interceptação dos aviões #sqn
Antes do ataque às torres, a segurança aérea norte-americana já era daquelas que sempre ficam com a pulga atrás da orelha. A força de combate pelo ar dos caras também é de respeito. Mesmo assim, quatro aviões foram sequestrados embaixo do nariz dos caras.

Dizem que a ordem era não interceptar os aviões, mas isso nunca foi dito oficialmente. Os relatórios sobre o fatídico dia informam que o tipo de sequestro foi incomum e, por causa de um exercício militar que estava ocorrendo no mesmo dia, houve falha de comunicação entre o controle aéreo civil e o exército.

Queda ou implosão?
Essa dúvida surgiu por causa da maneira como as torres vieram ao chão pouquíssimo tempo depois da colisão dos aviões – menos de duas horas.

Adeptos das teorias têm certeza de que ocorreram demolições programadas e controladas. O relato de que diversas pessoas perto do local teriam ouvido explosões antes do colapso dos prédios também alimenta essa ideia.

A conclusão oficial é de que os aviões atingiram e danificaram as colunas de suporte dos edifícios, espalhando milhares de litros de combustível por diversos andares. Os sons de explosão seriam as colunas se curvando e os andares cedendo. Nenhum vestígio de material usado em demolições foi encontrado.

O terceiro avião
Além das torres gêmeas, em New York, o prédio do Pentágono, que fica na capital Washington, também foi atingido. Fala sério, só isso já é motivo suficiente pra deixar qualquer um pensando na possibilidade de tudo já estar combinado antes, afinal é lá que fica o Departamento de Defesa dos Estados Unidos!

Falou-se em um enorme Boeing, mas nas imagens não apareciam destroços de avião algum. Pensaram que poderia ter sido um míssil, ou um pequeno caça – talvez até mesmo não tripulado. No fim, era mesmo uma aeronave que havia sido sequestrada: o voo 77 da American Airlines.

O quarto avião
Esse não chegou a atingir nenhum ponto habitado dos Estados Unidos, caindo em Shanksville, na Pensilvânia. Galera que duvida de tudo diz que na verdade ele teria sido derrubado por um míssil do exército.

Era o voo 93 da United Airlines, e gravações da cabine dos pilotos mostraram que houve uma revolta dos passageiros à bordo, fazendo com que os sequestradores derrubassem o avião deliberadamente.

Previsões
Além das muitas teorias conspiratórias (existem várias outras!), chama a atenção a quantidade de imagens que, surgidas antes do dia 11 de setembro de 2001, acabaram ficando conhecidas por mostrarem o que ainda estava por acontecer. Saca só:



Cartas do jogo de RPG Illuminati – A Nova Ordem Mundial, lançado em 1995.


Origamis de notas de dólar.


Histórias em quadrinhos (esta é do Homem Aranha, de 1991).


Propaganda das linhas aéreas do Paquistão, de 1979.


Álbum ao vivo em NY da banda Dream Theater, lançado praticamente ao mesmo tempo em que os atentados aconteceram (e retirado das lojas logo depois, para ser relançado com outra capa).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PRA GENTE ;)

 

Mais sobre

clicRBS
Nova busca - outros