Pre-pa-ra03/10/2014 | 08h31

Dicas de ouro para se preparar para a prova do Enem

A saúde mental é tão importante quanto os estudos para o grande dia

Dicas de ouro para se preparar para a prova do Enem Shutterstock/
Foto: Shutterstock

Na hora do estresse parece que tudo está perdido, né? Mas, um bom planejamento e empenho na organização podem ajudar a garantir a tão esperada aprovação. Para o Enem, que é uma prova longa e densa, você precisa estar 100% focado para não deixar passar nenhum detalhe. Se tem alguma dúvida se está fazendo as coisas certas nessa preparação, confira as dicas práticas da Jaqueline Ferreira, psicóloga e professora de Inteligência Emocional do Universitário.


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ORGANIZAÇÃO E MÉTODO DE ESTUDOS
Aprenda a controlar seu tempo. Monte um roteiro de estudos prático, que contenha o número de horas necessárias por disciplinas por semana. Inclua neste planejamento suas atividades pessoais, como cursos e esportes. Também considere o tempo que
você leva para começar a estudar. Pode ser que uma hora seja só para ligar o computador e separar os materiais.


ALIMENTAÇÃO
Evitar de comer besteiras como doces e gorduras vão animar seu dia a dia. Alguns alimentos, como castanhas e nozes ajudam a manter o foco. Estudos na área de neuroaprendizagem mostram que comer um ovo (que contém uma substância chamada
mielina) por dia ajuda no nascimento de neurônios. Incluir cereais integrais, frutas, verdura, peixes também ajudam a manter a energia necessária.


SONO
Não adianta, passar noites em claro estudando. Isso não vai te ajudar a memorizar o conteúdo. Dormir bem é fundamental par o bom desempenho nos estudos e na prova. É durante o sono que o cérebro processa as informações do dia. Orzanize-se para dormir
cedo e não precisar atravessar as madrugadas colado num livro.


ATIVIDADE FÍSICA
Você vai precisar de momentos para relaxar e eles serão melhores aproveitados se forem ao ar livre. Por passar muito tempo sentado e sob pressão, o corpo sofre e precisa desse relaxamento para continuar funcionando sem ficar doente. E a melhor forma de descarregar é através do exercício e dos esportes. Você vai notar como a sensação de bem estar vai dar uma carga extra de energia e bem estar.


LAZER
Sim, você merece momentos de puro lazer mesmo durante as semanas que antecedem a prova. Encaixar momentos felizes vai fazer você desligar das pressões relacionadas aos estudos. Aqui vale tudo, ver um filme, passear com os amigos, namorar. <3

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