Instagram13/03/2015 | 11h19

Artista conquista seguidores invadindo fotos de famosos e anônimos

O gaúcho Lucas Levitan é o criador do projeto Photo Invasion

Artista conquista seguidores invadindo fotos de famosos e anônimos Lucas Levitan/Divulgação
Foto: Lucas Levitan / Divulgação
A imagem dividida por este parágrafo é uma das únicas montagens que o publicitário Lucas Levitan fez com uma foto dele mesmo. O desenho sobre a cabeça do gaúcho de 37 anos representa um momento decisivo na sua vida. Enquanto caminhava por Londres, onde mora, por pouco não foi atingido por um tijolo caído de uma construção. Ele lembra bem, já que naquele instante resolveu fazer uma mudança brusca: largaria o emprego na agência de publicidade onde trabalhava para ir atrás do que sempre teve vontade. Era abril de 2014, mês que uniu as paixões por fotografia e ilustração e começou a desenhar sobre fotos no Instagram. Menos de um ano depois, o projeto Photo Invasion tem 58 mil seguidores.



Há 11 meses, Lucas viaja por perfis da rede social, no sentido mais figurado possível. Afinal, não é com um olhar comum que uma poça d’água vira uma piscina para patinhos, a corrida de um filhote de cachorro se transforma em uma tourada, e uma partida de futebol de verdade vira um jogo de botão. A ideia de utilizar fotos de outras pessoas combina com o seu conceito de “invasão fotográfica”.

Instagram libera ranking de fotos mais curtidas do mundo dos famosos
Conheça o rei da selfie no Instagram
Perfil no Instagram reúne fotos de passageiros sem noção


– Comecei fazendo essas invasões em minhas próprias fotos, mas vi que interagir com fotografias de outros era mais divertido. E o Instagram me ajudou a
caçar imagens e encontrar vítimas em toda parte do mundo. Me divirto, é um modo lúdico de ver fotografia. Dessa forma vejo as fotos com mais atenção, buscando uma segunda história – explica.

Follow: Cinco blogueiras para seguir no Instagram
Lista: As piores coisas do Instagram
7 perfis de ilustradores para seguir no Instagram
5 perfis no Instagram para quem é fã de unhas
Follow: Confira os perfis dos jogadores da seleção brasileira

Os usuários que tiveram fotos “invadidas” por Lucas nunca reclamaram. Ele afirma que quem utiliza redes sociais entende que a apropriação é artística e para compartilhamento. A intenção, diz, não é superar as fotos originais, mas colocá-las sob um ponto de vista diferente e bem-humorado.


O estilo do traço e o reposicionamento inusitado de cenas cotidianas fez com que o gaúcho fosse chamado de “Banksy do Instagram” por um programa de rádio da rede espanhola Cuatro. O apelido faz referência ao artista de rua inglês que também cria intervenções, mas no mundo real. Banksy já pintou, em um muro público de Londres, a imagem de policiais locais, figuras tão icônicas quanto uma foto de pôr do sol no Instagram.

– Gosto da liberdade de criação. Algumas fotos pedem uma invasão poética, outras com humor mais escrachado. Esse é o projeto que me sinto mais livre para expor minha maneira de pensar e criar – diz Lucas.




Ele já entendeu a fórmula de como agradar seus seguidores, mas não exagera nas montagens “fofas”. As críticas aparecem quan-
do ele resolve brincar com vegetarianos, ao publicar um desenho com um pedaço de carne mal passada, ou então faz uma ilustração mais pesada. Quando nota que está pegando muito leve, cria uma mais sanguinolenta.

– Às vezes a página vira campo de batalha. Mas, mesmo assim, tento não cair na cilada e tentar agradar a todos com fotos queridas de gatos e bebês.


As postagens não seguem um roteiro, a não ser que seja uma “cobertura especial”, como as invasões feitas sobre as fotos da premiação do Oscar deste ano. Como a vida de Lucas, em geral, o Photo Invasion não é planejado. Os dois anos do mestrado em Artes e Design, em Londres, viraram 10. Antes daquele tijolo, foi empresário, cineasta, publicitário, designer, ilustrador. Depois dele, resolveu viver de arte.

– Me acordo feliz sabendo que tenho mais um dia de invasão pela frente. Tento fazer disso o meu trabalho. Não estou rico, mas bem mais feliz.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PRA GENTE ;)

 
clicRBS
Nova busca - outros